Em constante atualização, os negócios digitais devem ter um planejamento estratégico definido e flexível.
3 min de leitura · 18/07/2022 · Atualizado em 19/08/2022
A inovação é uma característica e um desafio para o mercado digital. Os negócios digitais buscam inovar por meio da tecnologia, que está em constante mudança e evolução. Se por um lado, você precisa estar atento às novidades, por outro, você deve manter o foco no seu planejamento.
Não existe uma receita mágica de sucesso, mas é possível se organizar e se planejar com os recursos que o ambiente on-line oferece. Pensando nisso, sugerimos seis passos para que o seu negócio alcance o sucesso no mercado digital:
- Defina a persona
Ter uma persona bem definida é essencial e deve ser um dos primeiros passos do seu planejamento. Você precisa saber, exatamente, quem é o cliente do seu negócio. Assim, você pode direcionar as suas estratégias de comunicação, de marketing digital e divulgação da sua marca. Ter uma persona definida também diminui o custo de aquisição do cliente, porque você passa a ser mais assertivo nas suas ações de conquista e conversão dos clientes.
Não confunda persona com público-alvo. A persona é um personagem fictício do seu cliente ideal, construído por meio de pesquisas. Ela tem nome, idade, profissão, objetivos e mostra como a sua empresa pode ajudá-la. O público-alvo é geral, é o segmento de possíveis clientes do seu negócio.
- Escolha os canais digitais
Agora que você já sabe quem é a sua persona, fica mais fácil de definir como você vai se comunicar com ela. Os canais digitais são as redes sociais, sites, plataformas, e-mail. Existem muitos canais digitais, mas o importante é você fortalecer a sua presença digital onde a sua persona está. De nada adianta ter um canal no YouTube se a sua persona está no TikTok, por exemplo.
Também é preciso ter frequência e constância. Se você está em um canal digital precisa alimentá-lo com conteúdo, frequentemente. Por isso, escolha os canais digitais que fazem sentido para a sua persona e para o seu negócio.
- Planeje a experiência do cliente
O sucesso do seu produto ou serviço digital depende de uma boa experiência de compra do seu cliente. Por isso, planeje estratégias e organize o seu negócio de maneira que o seu cliente tenha uma experiência positiva. Um site, por exemplo, precisa ser claro e de fácil navegação. Precisa estar acessível em todos os dispositivos, como tablets e celulares.
Além de conquistar o seu cliente, essas ações trazem credibilidade para a sua empresa. Para um e-commerce, é essencial ter uma plataforma confiável e segura. As fotos dos seus produtos precisam ser de boa qualidade e com descrições detalhadas. E, você precisa acompanhar essa experiência até o final. Então, a logística de entrega, por exemplo, também é importante. A compra do seu cliente só termina quando ele recebe o produto.
- Delimite os processos
Processos bem estabelecidos são cruciais para uma expansão ordenada e um crescimento sustentável dos negócios digitais. São os processos que guiam o fluxo de atividades no dia a dia das empresas. Quando falamos de negócios digitais, não podemos deixar de falar da importância da automatização dos processos para otimizar todo esse fluxo.
Automatizar não é padronizar ou comprar uma ferramenta e pronto. Você deve usar os recursos a favor do seu negócio e do seu cliente. Por exemplo, definir processos de rastreamento de informações, criar centros de serviços compartilhados, pensar na gestão de relacionamento (CRM) e personalizar a jornada do seu cliente.
- Acompanhe os seus resultados
Utilize indicadores para fazer o acompanhamento dos seus resultados. Entender a performance do negócio é fundamental para o seu sucesso. O KPI ou Key Performance Indicator é uma metodologia que propõe indicadores-chave de desempenho. Geralmente, os KPIs são construídos em equipe, levando-se em consideração os objetivos e o planejamento estratégico da sua empresa.
Com os KPIs você consegue mensurar o desempenho dos processos e ações do seu negócio e, assim, tomar ou rever decisões. Eles mostram, por exemplo, indicadores de: aumento de vendas, aumento de receita, satisfação do cliente, custos operacionais, taxa de conversão, custo de aquisição de clientes, entre outros.
- Mantenha o aprendizado e a flexibilidade
Fique atento aos aprendizados obtidos e aos pontos de melhoria da sua empresa. O acompanhamento e o aprendizado precisam ser estruturados e constantes. Além disso, seja flexível para rever e mudar ações ou decisões quando for necessário e melhor para o seu negócio.
O sucesso do seu negócio digital e da sua jornada empreendedora estão relacionados ao planejamento e ao acompanhamento constantes das suas ações. Conhecendo seu cliente e delimitando sua atuação, você já pode dar os primeiros passos. Não se esqueça de manter o aprendizado na sua jornada.
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