9 passos para ter sucesso na Internet?

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por fernandosacramento
em junho 4, 2024

Como ter sucesso na Internet?

As empresas o perseguem. As pessoas também.

Particularmente nos casos das pequenas e microempresas, pode-se afirmar que o sucesso pessoal e empresarial estão intimamente relacionados, já que o sucesso da empresa costuma trazer realização ao empresário e vice-versa.

E em tempos que a transformação digital não é mais apenas uma tendência ou mesmo uma opção, falar de sucesso na Internet, em muitos casos é inevitável.

Mas afinal o que é esse tão almejado sucesso? Como ter sucesso profissional, pessoal e na Internet?

Alcançá-lo é mais do que apenas ser um afortunado pelo acaso, ou ter sorte na visão de alguns. Embora não seja tão trivial como alguns fazem parecer, é possível e como muitas coisas na vida, requer algumas condutas ou passos bem definidos.

Vamos a isso?

O que é sucesso e como ter sucesso?

Parece um tanto filosófica essa pergunta – e na verdade é – mas é fundamental ter clareza do que isso significa e suas implicações, sem o que os resultados podem estar comprometidos antes mesmo de se começar e independente do que se faça.

O primeiro ponto a se considerar, é que o sucesso não é algo absoluto. Ele é relativo, é individual, é pessoal, mesmo sob uma ótica empresarial.

Para alguns ou muitos, sucesso é ter milhões na conta bancária, ter casas, carros, poder viajar o mundo, ser reconhecido como um profissional competente e que alcançou posição de destaque em uma grande empresa. Na Internet, pode significar ter milhões de seguidores, inscritos, ou ser um gigante ponto com.

Mas também pode ser “apenas” conseguir viver com conforto com seu trabalho, realizar-se todos os dias com esse mesmo trabalho, ser uma boa mãe, ter bons e verdadeiros amigos, ou simplesmente ganhar inscritos, elogios, comentários, curtidas e compartilhamentos dos vídeos que faz e posta no seu canal pessoal no YouTube, ou ainda se tornar um influenciador digital.

A mais óbvia e primeira lição que podemos tirar disso, é que você não deve mirar no sucesso alheio ou o que as outras pessoas estipulam. Não há um modelo de sucesso único.

Sucesso, é atingir as metas que estipulamos a nós mesmos e em certa medida, as que os outros também nos propõe.

Quando alcançamos nossos objetivos pessoais, temos realização. Quando são os apresentados pelo mundo, temos o reconhecimento. Há quem precise mais de realização, há quem precise mais de reconhecimento e há quem precise de ambos em iguais ou diferentes medidas.

Seja qual for o caso, ainda é relativo ou varia de pessoa para pessoa.

Uma vez que está claro o que é sucesso, a pergunta seguinte na cabeça de muitos, é: “Como ter sucesso?”.

Objetivamente – sabendo onde você quer chegar!

Há um dito popular que ilustra bem a situação e que deve nos fazer pensar: “Para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”.

Na nossa definição anterior de sucesso, usamos uma palavra que sintetiza bem a ideia por trás disso – metas.

A meta é seu destino. É tanto a cidade a qual você quer chegar, como a ceia que você vai preparar para a família no Natal, mas é também o cargo que você quer ocupar nos próximos 10 anos.

Conhecer as metas que você se propõe a atingir, é condição fundamental para determinar o sucesso ou não.

Se tanto faz para você manter-se como assistente administrativo durante toda a próxima década ou chegar ao cargo de diretor administrativo da empresa na qual trabalha, então mesmo que termine na segunda situação, provavelmente você não terá se realizado ou na melhor das hipóteses, não lhe traga tanta satisfação quanto àqueles que tinham isso como objetivo.

De fato, há pessoas infelizes ou sem motivação, mesmo diante de feitos notáveis aos olhos alheios, simplesmente porque elas não atingiram as suas próprias metas pessoais, mas aquelas que a sociedade definiu como sendo padrões de sucesso.

9 passos para ter sucesso na Internet?

Uma vez que o conceito de sucesso e o princípio fundamental para atingi-lo estão bem claros, chegou a hora de dar mais um passo. Na verdade, o primeiro e os seguintes.

1. Defina metas

Sim, no plural mesmo.

O caminho para o sucesso deve ser uma escada e não uma rampa. A não ser que você disponha de recursos ilimitados de investimento, ninguém alcança o sucesso do dia para a noite em uma reta ascendente. E a história mostra que mesmo esses, por vezes fracassam.

Cada degrau da escada permite-lhe consolidar as ações que o levaram até lá. O conceito de escada está associado a metas intermediárias, bem como patamares que são atingidos e nos quais eu posso parar para descansar, reavaliar o que falta e o que fiz até o momento, entre outros aspectos.

Se você nunca correu uma maratona, é improvável que você vença uma logo na primeira que resolva participar. Primeiro você tem que pensar em treinar. Entender o que é uma maratona. Depois precisa terminar uma. Depois terminar abaixo de um determinado tempo, melhorando sua classificação a cada participação e assim sucessivamente até conseguir disputar no pelotão da elite.

Só então você estará em condições de disputar para vencer.

Analogamente, querer ser o maior site de e-commerce da Internet no Brasil, pode até ser seu objetivo, mas se você ainda não tem nenhum, o caminho vai ser longo e trabalhoso.

2. Promova o autoconhecimento

Esse ponto é consequência direta do anterior.

Você precisa conhecer suas qualidades, seus talentos, suas capacidades, bem como suas limitações.

Por mais que você seja multidisciplinar, reúna vários talentos e seja um legítimo workaholic, ninguém consegue fazer tudo sozinho.

Mais do que isso, ao reconhecer suas limitações, você evita comprometer resultados, entregando a realização a quem tem mais expertise, mais talento, maior capacidade.

Também reconhece a necessidade de aprimorar-se, de aprender coisas novas e que um time de sucesso não é feito de 11 atacantes.

Uma equipe esportiva ou profissional, precisa de cooperação de pessoas que têm aptidões e capacidades complementares, onde cada um tem ciência do seu papel e das suas responsabilidades na busca pelos resultados.

3. Faça planejamento

O planejamento é ao mesmo tempo uma das ações mais importantes e mais negligenciadas, razão pela qual muitos naufragam tentando.

Uma vez que tenham sido estabelecidas as metas, é o planejamento que vai determinar os meios para o atingimento das metas. Quem faz, o que faz, por que faz, quando faz, como faz.

Essas palavras em negrito, são palavras-chaves que devem ser usadas para orientar os pontos principais de qualquer planejamento.

Mas não apenas planeje. Institua uma metodologia PDCA, de forma que se possa fazer ajustes e correções e se tenha a garantia de prover seu trabalho de melhorias contínuas.

4. Amplie o conhecimento

Estude, adquira conhecimento sobre as questões associadas à Internet e seu negócio.

Torne-se um especialista no assunto, mas também um generalista em questões relacionadas.

No passado, uma pessoa em Itapipoca, no Ceará, ou Timbuktu, no Mali, apenas precisava conhecer sobre sua clientela, seu produto, ser atencioso, simpático, prestar um bom atendimento e ser um razoável vendedor, para ter sucesso comercial.

Já não é mais assim. A Internet derrubou muitas fronteiras e paradigmas, mas a globalização econômica já havia evidenciado essa necessidade de mudança, apesar de muita gente cometer ainda muitos erros em vendas e em tudo o que signifique a relação entre clientes e empresa.

Hoje ele precisa conhecer um pouco de tecnologia, de comércio internacional, de psicologia, economia, quem sabe até noções de inglês. O que acontece no mundo, afeta em alguma medida meu negócio em Itapipoca ou na maior capital do país.

5. Foque no atendimento

A concorrência dentro e fora da Internet, cada vez mais exige qualidade no atendimento. Se você não atende bem seus clientes, algum concorrente está disposto a fazê-lo. Com tantas opções, o consumidor já não aceita nem mesmo pagar mais barato, se ele não tem um atendimento personalizado.

Atendimento deve fazer parte das políticas da empresa e ocupar lugar de destaque nos treinamentos, nas ações de melhorias contínuas, nos indicadores, nas pesquisas de satisfação.

Aprenda a escutar seus clientes, seus visitantes. Dê voz a eles e estimule sua participação.

Mas é importante ir além. Crescem e ganham cada vez mais importância no mundo, aspectos que ajudam a compor a imagem que os consumidores constroem sobre a empresa, como uma atuação pautada em ética, em responsabilidade social, responsabilidade corporativa, responsabilidade ambiental e sustentabilidade.

Tudo isso somado à qualidade do produto e com as ações de Marketing de Relacionamento, ajuda a compor a imagem que a marca tem nas mentes e no coração do consumidor. É o branding!

6. Orientação pelos resultados

Cuidado! As pessoas insistem e fazem as mesmas coisas, esperando novos resultados, muitas vezes porque o erro conhecido é menos assustador que o novo desconhecido.

O hábito traz segurança, mas também faz agir sem pensar. Torna os erros e os vícios automáticos.

Aprenda a mensurar os resultados para identificar e quantificar o que cada ação lhe dá de retorno e não tenha medo de inovar, especialmente porque boa parte dos casos de sucesso na Internet, estão associados a empresas que romperam paradigmas e estabeleceram novos modos de fazer as coisas.

Métricas também são importantes porque substituem o “eu acho”, pelo “eu tenho certeza”.

7. Faça o básico

Inovar é importante, mas não se pode querer reinventar a roda a todo instante. Além disso, nem só de inovações disruptivas se fazem os vitoriosos.

Não importa o quão bom é seu site, se nenhum internauta sabe da sua existência.

O básico na Internet significa desenvolver ações de Marketing Digital, fazer trabalho de SEO, estar verdadeiramente presente nas redes sociais, desenvolver conteúdo com planejamento.

Costuma-se dizer que o conteúdo é o rei da Internet. Você até pode trazer visitantes ao seu blog, ou qualquer tipo de site que tiver, por meio de links patrocinados, por exemplo, mas se não houver conteúdos que os satisfaçam, tão rápido como vieram, eles se vão.

Não haverá motivo para consumir outros conteúdos, para compartilhar, para comentar, para seguir nas redes sociais, para engajarem-se.

8. Invista tempo

Mesmo sem limites de investimento, resultados consistentes tanto no mundo real, como no digital, vêm com o tempo.

Entenda-se como resultado consistente, bom posicionamento para buscas orgânicas, bom e vasto conteúdo, ampla presença digital, autoridade, Top Of Mind, entre outros.

Também é necessário tempo para mudar coisas que não são feitas da forma correta, afinal se a empresa no mundo físico falha em comunicação, falha na qualidade dos seus produtos / serviços, falha no pós-vendas, tudo isso também estará aparente na sua atuação digital.

Uma empresa que atende mal presencialmente seus clientes, tende a prestar o mesmo nível de atendimento via chat, via e-mail, via telemarketing e por qualquer outra forma que se imagine.

9. Mire no cliente

Nada disso que vimos até aqui trará os resultados esperados, se não for com foco no cliente.

Muitas empresas orientam suas ações com base naquilo que enxergam a respeito de si mesmas. O problema reside no fato de que muitas vezes essa visão não é a mesma que os clientes têm.

Conhecer necessidades, desejos e expectativas dos clientes, exige um trabalho contínuo. Sem esse conhecimento e de como ele vê a empresa, não há como satisfazê-lo.

Especialmente na Internet, o cliente está literalmente a um clique de mouse de um concorrente que esteja disposto a dar o que ele quer e espera.

Mais do que isso, diferente de Itapipoca, em que talvez nem haja um concorrente no mesmo ramo, na Internet o seu concorrente pode estar na China, ou em qualquer outro lugar do mundo.

Conclusão

O sucesso é relativo. Mas independente do que você percebe e persegue como modelo de sucesso, no mundo físico ou na Internet, há um conjunto de passos bem claros e necessários que precisam ser dados para chegar lá.

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